quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Entrevista a José Fanha

Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho
EBI de Pereira
4º ano Turma F
26.01.2016

Entrevista a José Fanha
       O senhor escreveu o livro “Era uma vez a República “.Qual foi a sua inspiração?
JF- Eu gosto muito de História. Falar da História é o mesmo que contar histórias. Eu gosto muito de contar histórias. E a História de Portugal       está tão cheia de histórias fantásticas! A República foi um exercício excelente, porque tive de estudar esse período da nossa História para poder explicá-lo bem explicadinho.
       Porque é que o senhor gosta tanto de crianças?
JF-Não sei. Talvez porque ainda me sinto um poucochinho criança. Ou talvez porque nunca tive um pai ao pé de mim e passo o tempo a ser um bocadinho o  pai dos meninos com quem me cruzo.
       Escreveu o livro “Esdrúxulas, graves e agudas, magrinhas e barrigudas “. Gosta mais de gramática ou de matemática?
JF-Gosto muito de gostar. De pessoas e de coisas. De palavras e de música. De matemática e de desenho. É lindo aprender e saber e inventar e descobrir. E, sobretudo, é lindo gostar de pessoas.
       O que o levou a escrever “A porta “?
     JF-Na altura eu não sabia de onde é que vinha aquela história. Depois percebi que            toda a minha infância e adolescência tinha vivido a mudar de casa. Eu queria e quero      uma casa. Uma casa feliz. Feita de afeto e poesia. É por isso que acho que criei com          aquela história.
       Os meninos da nossa idade devem escrever um diário?
    JF-É tão bom escrever um diário! As palavras são maravilhosas. Mágicas. Servem             para guardar coisas que nos acontecem e que vale a pena não esquecer. Para lembrar      as pessoas de quem gostamos. Para cada um descobrir como é que é lá por dentro do        peito.
       Os computadores fazem parte da nossa vida. Concorda com os encontros que se fazem da net?

JF-Os encontros através da net podem ser giros. Mas podem ser muito, muito perigosos. E são muito enganadores. Através da net nunca temos possibilidade de saber a que é que cheira a outra pessoa...

3 comentários:

  1. Professora Paula Silva18 de fevereiro de 2016 às 23:11

    Olá meninos! Já há muito que por aqui "não passava"...
    Parabéns pelos vossos trabalhos.O vosso blogue continua muito bonito.Vou voltar a segui-lo.
    Beijinhos para vós e para a vossa professora.

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro o José Fanha, e algumas respostas que José Fanha deu nestas perguntas foi incrível!!!
    Beijinhos da Bárbara!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar

Publicação em destaque

Articulação entre diferentes ciclos

Uma aula diferente! Chegou o dia de  apresentação dos trabalhos de pesquisa! Finalmente!!! Juntos, na mesma sala, as turmas do 4...