"A escola ocupa em média 6 horas no dia de cada criança portuguesa, portanto é na escola que a criança ingere até 3 das 5 refeições que faz em média diariamente: o almoço e pelo menos um dos lanches (manhã ou tarde). Sabe-se também que na faixa etária até aos 10 anos, a fruta é na maior parte das vezes ingerida como sobremesa, a seguir ao almoço ou jantar.
Porém, não é a primeira opção das crianças se existir outra sobremesa disponível como: gelatina, gelado, gomas, bolachas ou outro doce. Os estudos indicam ainda que mais de 90% das crianças portuguesas consome doces e snacks no mínimo quatro vezes por semana.
Além disso, tal como acontece com o pequeno-almoço, os lanches são as refeições onde a preferência da criança tem maior influência na escolha dos alimentos que o compõem e por essa razão, é menos comum a ingestão de fruta nestas refeições.
O projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» surge assim como uma ferramenta de reeducação alimentar para intervir neste contexto e incentivar a ingestão de fruta e outros alimentos saudáveis numa das refeições que mais depende da preferência de cada criança, o lanche.
Comprovadamente a aplicação do nosso modelo pedagógico aumenta em pelo menos 42% o consumo de fruta no lanche escolar das crianças que nele participam."
Sem comentários:
Enviar um comentário