quinta-feira, 27 de outubro de 2016

A importância de uma alimentação saudável e equilibrada


" - Vamos almoçar?"

" - Professora, eu não gosto da sopa [...]
...eu não gosto da carne...
...eu não gosto de salada...
...eu não gosto de arroz...
...eu não gosto do peixe...
...eu não gosto das batatas...
...

“A qualidade e a quantidade de géneros alimentícios, sólidos ou líquidos, ingeridos em meio escolar têm um impacto enorme na saúde e bem-estar dos jovens. Na realidade, é na escola que as crianças e os jovens passam um elevado número de horas, sendo portanto aí que ingerem uma parte substancial de alimentos. Daí ser fundamental todos contribuirmos para:


  •                        Melhorar o estado de saúde global dos nossos alunos;
  •                       Inverter a tendência crescente de doenças como sejam as cáries dentárias, a obesidade, a diabetes tipo II, as doenças cardiovasculares, entre outras;
  •                     Colmatar carências nutricionais de uma população estudantil mais carenciada, fornecendo-lhes os nutrientes e a energia necessários para o bom desempenho cognitivo;
  •                    Promover a saúde das crianças e dos jovens através da Educação para a Saúde, especificamente em matéria de Alimentação Saudável e da prática de exercício físico.

Logo nos primeiros anos do Pré-escolar as crianças são estimuladas para uma boa alimentação, para o saber estar à mesa, para a correta utilização dos talheres (faca e garfo) e de uma séria de regras que se prolongam nos anos seguintes.

No 1º Ciclo, o tema é abordado no “Estudo do Meio” no Bloco 1 “À Descoberta de si mesmo”:
*No 1º ano, o aluno adquire os conhecimentos das normas de higiene alimentar (importância de uma alimentação variada, lavagem correcta dos alimentos consumidos em cru, desvantagem do consumo excessivo de doces e refrigerantes…).
*No 2º ano é incentivado a conhecer e a aplicar as normas de higiene alimentar, designadamente a identificação dos alimentos indispensáveis a uma vida saudável ou a verificação do prazo de validade dos alimentos.
*Nos 3º e 4º anos, o aluno aprende a identificar os fenómenos relacionados com algumas das funções vitais, nomeadamente a digestão entre outras.

Nos 2º e 3º Ciclos, as disciplinas de Ciências da Natureza e as Ciências Físicas e Naturais também contemplam a temática com relevância. 

(adaptado de https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Esaude/educacao_alimentar_em_meio_escolar.pdf)



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