quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Era uma vez uma Carochinha e um João Ratão...



“A expressão dramática oferece um amplo conjunto de condições para o desenvolvimento bio-psico-socio-motor da criança, podendo ser regulada conforme os objetivos, as idades e os meios de que dispõe, tornando-se por excelência, uma importante forma de atividade educativa. Com a Expressão Dramática a criança põe em jogo a sua expressividade, a sua criatividade e a sua consciência de valores, ao mesmo tempo que progride no seu relacionamento pessoal. “Uma psicopedagogia da expressão artística, se se pretende inseri-la, entre outras, numa pedagogia de criatividade, terá, antes de mais, de se interrogar se corresponde, como e quando, às necessidades afetivas da criança, donde provém, incessantemente, envolvendo toda a vida de um ser em crescimento”(Santos, 1999).
No Jogo Dramático o aluno pratica a vida, está a fazer funcionar estruturas interiores emocionais muito importantes, está a desenvolver-se ao nível do domínio da ligação de fenómenos imaginação/acção, está a criar. A partir da vivência provocada pela prática do jogo dramático, os alunos vão levantar questões, equacionar problemas, trocar ideias; e tudo isto vai, sem dúvida resultar de uma gama cada vez mais rica de situações dramáticas (Nóvoa, 1989).”

RAFAEL, Joaquim Luís Lopes — 
Importância da formação contínua de professores 
na área do teatro e expressão dramática: 
mudança de conceções e práticas



 
Posted by Picasa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Articulação entre diferentes ciclos

Uma aula diferente! Chegou o dia de  apresentação dos trabalhos de pesquisa! Finalmente!!! Juntos, na mesma sala, as turmas do 4...