sábado, 5 de outubro de 2013

O peso, a balança e a matemática

"O desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático é fundamental, pois é desde muito cedo que a criança se depara com situações no seu quotidiano que a levam a desenvolver noções matemáticas de forma natural e espontânea.
O domínio da matemática por parte da criança irá determinar a estruturação do seu pensamento em relação ao espaço e ao tempo, a construção dessas noções são criadas a partir das atividades espontâneas e lúdicas que a criança realiza, cabe ao adulto saber aproveitá-las para ajudar a criança a consolidar essa estruturação do seu pensamento.
Pensa-se muitas vezes que a matemática é apenas a aprendizagem dos números, mas a matemática é uma área muito vasta, que transversalmente passa pela classificação, formação de conjuntos, seriação e ordenação, formação de sequências e padrões, tempo, espaço, medição, pesagem e resolução de problemas, como podemos ver a matemática têm vários âmbitos que podemos e devemos explorar com a criança. Esta está sempre ávida por dominar mais e melhor o seu raciocínio sobre o mundo que a rodeia, para isso tem de conseguir organizá-lo internamente, a matemática pode ajudá-la."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Articulação entre diferentes ciclos

Uma aula diferente! Chegou o dia de  apresentação dos trabalhos de pesquisa! Finalmente!!! Juntos, na mesma sala, as turmas do 4...