quarta-feira, 6 de abril de 2016

E se fosse eu?


A turma do 4º F aceitou o desafio e as mochilas chegaram à sala de aula. Cada aluno tinha que trazer uma mochila com apenas um objeto/material indispensável para a sua sobrevivência... e nas mochilas surgiram: mantas, garrafas com água, pacote de bolachas, embalagem com cereais, sapatilhas, sabrinas, kispo, camisola, canivete, entre outros.
Após um debate sobre o tema dos refugiados e da visualização do filme promovido pela DGE, os alunos concluíram que neste desafio para além da dificuldade em se colocar no lugar de um refugiado (pois nunca sentiram necessidades de sobrevivência, felizmente) o mais difícil foi mesmo escolher o objeto/material.

























Alguns trabalhos em exposição na nossa escola!






2 comentários:

  1. Que excelente oportunidade de "vivenciar" o que milhares de pessoas e crianças especialmente passam. Sou estudiosa de migrações e uma das maiores inquietações de instituições governamentais e não-governamentais é justamente o envolvimento e a experiência retratada e vivida por crianças e jovens. Parabéns, Profa Paula e turma 4F. Malu essa semana viu conosco justamente um curta sobre a visão de crianças sírias sobre refúgio.
    Se puderem, vejam https://nacoesunidas.org/unicef-lanca-contos-de-fadas-as-avessas-sobre-a-vida-de-criancas-refugiadas-que-fugiram-da-guerra/
    Manda beijinhos a todos e, um especial, para Profa Paulita.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada Vanessa!!!
    Amanhã veremos um dos contos animados que nos recomendou.
    Beijinhos para toda a família e um muito especial para a nossa querida Malu!!!

    ResponderEliminar

Publicação em destaque

Articulação entre diferentes ciclos

Uma aula diferente! Chegou o dia de  apresentação dos trabalhos de pesquisa! Finalmente!!! Juntos, na mesma sala, as turmas do 4...